Top Social

Perguntas sobre a prevenção da Leishmaniose

17.5.12
Posso vacinar o meu cão contra a Leishmaniose?
Não. Infelizmente não estão disponíveis vacinas para cães que protejam contra a Leishmaniose.

Para quando poderemos esperar uma vacina comercial?
Existem vários grupos de investigadores a trabalharem no desenvolvimento de uma vacina. Até hoje não se conseguiu desenvolver uma vacina suficientemente eficaz. Os investigadores crêem que ainda teremos de esperar alguns anos até que exista uma vacina comercial na Europa.

Existem outros produtos que possam proteger o meu cão?
Enquanto não se desenvolve uma vacina, a única forma de prevenir a doença é através da prevenção da picada do insecto transmissor da Leishmaniose. Há produtos em pipetas disponíveis que garantem uma certa protecção contra a picada do flebótomo. A melhor opção é a utilização de coleiras impregnadas de deltametrina, tal como é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A Scalibor® Protector Band é a única coleira impregnada de deltametrina actualmente disponível. A Scalibor® Protector Band demonstrou conseguir prevenir 95% das picadas dos flebótomos transmissores da Leishmaniose Canina durante mais de 6 meses.

Como é que este produtos protegem o meu cão?
O modo de acção deste tipo de produtos baseia-se principalmente no efeito repelente do flebótomo, evitando que este pique o cão. Um flebótomo que não pica não transmite a Leishmaniose.

Que provas existem que demonstram que estes produtos têm uma boa eficácia?
Dos produtos disponíveis no mercado, somente se dispõem de boas evidências da Scalibor®Protector Band. Têm sido publicados vários artigos científicos referentes a estudos realizados em países como a França, Espanha, Itália, Irão e Brazil, nos quais foram avaliados milhares de cães e que demonstram que, actualmente, a Scalibor® Protector Band é o melhor produto disponível para evitar a picada do flebótomo transmissor da Leishmaniose Canina.

Consigo proteger o meu cão de 100% das picadas do flebótomo?
Nenhum produto pode oferecer uma protecção de 100%. O melhor que se conseguiu atingir foi uma protecção contra 95% das picadas dos flebótomos transmissores da Leishmaniose Canina durante mais de 6 meses, com a Scalibor® Protector Band.

O que é que os cientistas opinam sobre os produtos disponíveis comercialmente?
Vários cientistas têm reconhecido a eficácia das coleiras impregnadas de deltametrina. Prova disso é o facto da Organização Mundial de Saúde ter recomendado, num relatório sobre doenças transmitidas por vectores, que os “donos devem ser encorajados a colocarem nos seus cães” este tipo de coleiras.
Uma revisão, publicada recentemente, dos vários artigos científicos publicados nos últimos anos também refere que existem boas evidências para a recomendação da utilização em cães das coleiras impregnadas de deltamtrina.

Que mais posso fazer para prevenir a picada do flebótomo?
Mantenha o seu cão dentro de casa desde o entardecer até ao amanhecer, entre Março e Novembro.

Post Comment
Enviar um comentário