Top Social

Fisioterapia e Reabilitação Animal

30.7.12
fisioterapia-destacada-1

Saúde| Fisioterapia. Uma prática tão utilizada nos humanos e com resultados tão positivos. Antes de mais, Fisioterapia desmembra-se em duas palavras: Fisio (agente físico) e Terapia (tratamento). A Fisioterapia Veterinária surgiu pela necessidade que muitos veterinários sentiram de aumentar e melhorar os cuidados pós-operatórios dos seus pacientes. A Fisioterapia Animal destina-se a estudar, prevenir, e tratar os distúrbios cinéticos funcionais. Tais distúrbios podem, muito comumente, ser gerados por traumatismos; mas também são frequentes os casos de distúrbios consequentes a alterações genéticas ou mesmo por causa de algumas doenças adquiridas.
Nos últimos anos, a fisioterapia e reabilitação veterinária têm vindo a tornarem-se cada vez mais comuns na prática veterinária do dia-a-dia. Utiliza técnicas terapêuticas semelhantes às já utilizadas de longa data pela fisioterapia humana. Entretanto, os fundamentos das acções veterinárias assentam em mecanismos e pontos terapêuticos próprios, donde a necessidade de somente ser aplicada por Médicos Veterinários, que muito bem conhecem a Anatomia e a Fisiologia animal.

Os benefícios da fisioterapia são diversos. Há uma melhoria da função e qualidade do movimento, redução da dor, edema e complicações, aumento da rapidez de recuperação, aumento da força, amplitude de movimentos, endurance e performance, possível redução de custos para o dono, implicações psicológicas para o dono e para o animal, melhora e prolonga a qualidade de vida, prevenção de outras lesões., diminuição da necessidade de medicamentos anti-inflamatórios, melhora ou preservação dos músculos, nervos e função articular.

Pode prestar apoio e tem sido utilizada como coadjuvante ou recurso terapêutico complementar para tratamentos de várias especialidades clínicas e cirúrgicas. Entretanto, a Ortopedia e a Neurologia são, sem dúvida as especialidades que com maior frequência solicitam a participação da fisioterapia. Assim, a Fisioterapia Veterinária pode ser aplicada no controlo da dor, período pós-cirúrgico de qualquer patologia que afecte o sistema neuromuscular e esquelético, período pré-cirúrgico (fortalecimento, prevenção de perda de massa muscular, etc), lesões músculo-esqueléticas (ex: contracturas, distensões, tendinites, bursites, hipomobilidade, fraqueza muscular), hérnia discal, paresia, anormalidades de locomoção (claudicações, assimetrias), lesões articulares (ex: artrite), tratamento de feridas, problemas de desempenho do animal atleta, edemas e problemas circulatórios, problemas cardio-respiratórios, maneio de perda de peso, bem-estar e condicionamento.

A equipa da Fisiopet afirma que "Na Fisiopet, a principal missão consiste em melhorar a qualidade de vida do seu animal. Pretendemos não só acelerar e melhorar a recuperação de problemas musculo-esqueléticos, mas também ajudar o seu amigo de 4 patas a sentir-se melhor, seja por uma redução de peso, seja por proporcionar a oportunidade de uma melhor performance desportiva, ou até mesmo pelo simples facto de o poder exercitar mais activamente. Propomo-nos a cumprir esta missão, sempre com a melhor qualidade e profissionalismo. Queremos ver o cão e o dono a sorrir!"



Fisiopet - Fisioterapia e Reabilitação Animal
Morada: R.Almirante Sousa Dias, nº4, Loja B, Oeiras
Contactos: 91 514 77 66; fisiopet@gmail.com
Horário: 3ª a Sáb. 9-13H e 15-20H
Post Comment
Enviar um comentário