Top Social

O meu cão pode beber leite?

21.7.12
Lucas a beber leite
Cães| Recentemente, eu estava a beber leite e o Lucas começou a pedinchar. Coloquei-lhe um pouco de leite frio no recipiente dos líquidos e ele bebeu num ápice. Fiquei admirada por vê-lo com tanto gosto a beber leite. Tentei saber mais acerca dos efeitos do leite no organismo do cão.  
Ora, os cães têm muita dificuldade em digerir a lactose do leite devido a uma deficiência enzimática (carência de lactase). Quando a lactose não é digerida, tende a fermentar nos intestinos e causa diarreia. 
A partir de certa idade, os cães perdem a capacidade de digerir o leite. Alguns cães conseguem ingerir pequenas quantidades sem lhes causar problemas. Outros com uma quantidade mínima, apresentam sintomas. Todos os cães têm um limite de quantidade de leite a partir do qual apresentam sintomas. Esse limite é substancialmente reduzido quando o cão tem uma diarreia prévia por qualquer outra razão.

Portanto o conselho a seguir é:
  • Dar leite com muita cautela para se aperceber qual o limite a partir do qual o seu cão já não consegue digerir o leite.
  • Nunca dar leite quando ele tem diarreia.
  • Preferir o leite próprio para cães ou gatos porque não tem lactose.
1 comentário on "O meu cão pode beber leite?"
  1. tenho uma cadela, golden retriever, que adora leite! Nunca tive um cão que gostasse tanto de leite. No entanto falei com a veterinária e ela disse que havia problema de lhe dar, visto que ela não apresentava sintomas de alergia à lactose :)

    ResponderEliminar