Top Social

Dúvida #1: Frutas

5.11.12
Patas&Focinhos Fotografia
Alimentação| Há uns tempos sugeriram-me que escrevesse um artigo sobre as frutas. Entretanto, também, chegaram questões que me parecem pertinentes de serem esclarecidas. Assim sendo e para que as dúvidas não continuem a crescer, vamos aos esclarecimentos.

Que frutas podem ser oferecidas ao meu cão?
Quase todas as frutas podem ser oferecidas: goiaba, banana, manga (sem o caroço), melão, melancia, polpa de coco, mamão, ameixa, caju (sem casca), figo, amora, framboesa, morango, laranja e abacaxi.  No caso da maçã e da pêra, é necessário retirar as sementes. As sementes da maçã libertam cianeto no estômago canino.

Que frutas não devo oferecer?
  • abacate e as suas folhas possuem uma toxina chamada persina, que ataca o estômago e até o coração do seu canito, caso ele ingira em demasia. Esta toxina não afecta os seres humanos. 
  • O pêssego e a ameixa possuem nos seus caroços, um ácido que pode causar intoxicação por cianeto nos cães. O ácido cianídrico pode levar o animal à morte.
  • A casca do caju possui uma toxina irritante para a pele- urushiol.
  • A noz  macadâmia contém uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães, chegando mesmo à paralisia.
  • As uvas e uvas passas são muito apreciadas pelos patudinhos, mas possuem uma toxina, ainda, não identificada que causa graves consequências renais. Existem casos em que apenas 6 uvas causaram insuficiência renal aguda. A carambola também está ligada a danos sérios renais.

Qual a quantidade ideal para oferecer?
O ideal é não abusar. Pode-se oferecer frutas (pedacinhos de fruta, banana ou cenoura) para premiar os cães durante as brincadeiras e sessões de adestramento, em substituição dos biscoitos, dos ossinhos e das tradicionais recompensas processadas. No caso de um cão com uma ração indicada para as suas características, a oferta de frutas tem de ser contida - ficar pelos 10% do total diário é o ideal. No caso de um cão alimentado por AN, a oferta de frutas fica pelos 15 a 20% do total diário.
Post Comment
Enviar um comentário