Top Social

Image Slider

O meu fiel amigo

31.1.12
Quem não se lembra das aventuras da Lassie? E da história  de amor entre o rafeiro Vagabundo e a mimada Dama, em A Dama e o Vagabundo? E da amizade cúmplice entre Travis e Old Yeller, em Old Yeller? E da parceria entre Scott Turner e Hooch, em Uma Dupla Quase Perfeita? E do fascínio da Cruela pelos casacos de pele, que a leva a raptar os cachorrinhos de Anita, em 101 Dálmatas? E das grandes confusões que um São Bernardo arranjava em casa da família Newton, em Beethoven?  E do Labrador Marley que tantas diabruras fez e que tantas saudades deixou à família Grogan, em Marley&Eu?

Por diversas vezes assistimos a filmes em que o melhor amigo é um cão. Um simples cão capaz de mudar a vida de quem o rodeia com ...
Lealdade. Coragem. Devoção. Simplicidade. Alegria. Amizade. Amor. 

De quantas pessoas você pode esperar tudo isto?

Ontem cheguei a casa cansada e tinha o meu fiel amigo à minha espera no sofá para me dar um abraço. De quantas pessoas eu posso esperar estas atitudes?




O Cão das Lágrimas de Saramago

30.1.12
Como amante da literatura saramaguiana, sou suspeita em qualquer opinião que possa transmitir acerca do mesmo. Em vários livros do autor podemos observar a presença de um amigo de 4 patas. Tal é o caso de "Ensaio sobre a Cegueira", "A Caverna" e "História do Cerco de Lisboa". O excerto que mais interesse me despertou, e sem dúvida um dos mais bonitos gestos que um cão pode ter para com um humano, foi:

"... A mulher do médico vai lendo os letreiros das ruas, lembra-se de uns, de outros não, e chega um momento em que compreende que se desorientou e perdeu. Não há dúvida, está perdida. Deu uma volta, deu outra, já não reconhece nem a ruas nem os nomes delas, então, desesperada, deixou-se cair no chão sujíssimo, empapado de lama negra, e, vazia de forças, de todas as forças, desatou a chorar. Os cães rodearam-na, farejam os sacos, mas sem convicção, como se já lhes tivesse passado a hora de comer, um deles lambe-lhe a cara , talvez desde pequeno tenha sido habituado a enxugar pratos. A mulher toca-lhe na cabeça , passa-lhe a mão pelo lombo encharcado , e o resto das lágrimas chora-as abraçada a ele."
                                                        José Saramago ( 1922-2010 ), in "Ensaio sobre a Cegueira" , pág. 266
"Gostaria de ser recordado como o escritor que criou a personagem do cão das lágrimas, no "Ensaio sobre a cegueira". É um dos momentos mais belos que fiz até hoje como escritor. Se no futuro puder ser recordado como "aquele tipo que fez aquela coisa do cão que bebeu as lágrimas da mulher" ficarei contente" .

                                                                              José Saramago in "Público", 15-6-2008
Se fizerem uma retrospectiva, será que nunca chorou no "ombro" do seu cão? Será que nalgum momento não foi o seu cão a sua única companhia? Será que nunca a sua tristeza foi amenizada por um cão? Será que nalgum dia sombrio foi o toque suave e afável do seu cão que a(o) confortou quando todos a(o) negligenciaram? Será? Contem-nos.

Quanto a mim, já chorei com o meu cão e por momentos, senti que ele estivesse a partilhar a minha dor. Lambeu-me a cara, encostou a sua carinha na minha, eu amo o meu cão e sinto que ele sente o mesmo que eu.

Curiosidades sobre os canídeos...


  • A maior ninhada ocorreu em 1944 quando uma American Foxhound teve 24 filhotes. 
  • Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco.
  • Dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Escaparam nos primeiros botes salva-vidas, que levavam tão poucas pessoas que ninguém se importou que eles estivessem ali.
  • Já não existem mais Huskies Siberianos na Sibéria.
  • O olfato dos cães é um dos melhores da natureza. Se as membranas situadas no nariz dos cães fossem estendidas, elas seriam maiores que o próprio cão.
  • Os cães de guarda são mais susceptíveis de atacar um estranho a correr do que um que esteja parado.
  • Os cães selvagens que vivem em matilhas na Austrália são chamados de Dingos. 
  • Os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas.
  • Os cães vêem cores, mas não tão nitidamente como os humanos. 
  • Os americanos gastam mais dinheiro em alimentos para cães do que para bebés.
  • Os cães suam através das patas e do focinho.
  • Houve um cão que era tão leal ao dono que, quando este morreu, ele nunca saiu de perto da cama. Apenas saía para ir buscar comida e voltava para comer ao pé do dono, como era costume. O cão passou o resto dos seus dias ali. Quando morreu foi enterrado ao lado do dono.
  • O cão de guarda húngaro Kuvasz não é geneticamente um cão branco. O Kuvasz é um cão preto com pêlo branco.
  • Há mais de 52.6 milhões de cachorros nos Estados Unidos.
  • A imagem de Salvador De Viajantes sustentada pelos cães São Bernardo surgiu na Suíça em meados do século XVIII. Foi em Valais, na Pousada do Grande São Bernardo, que os monges começaram a treinar os cães, inicialmente como auxiliares em trabalhos domésticos. O tempo foi passando e os cães foram também ensinados a guiar os viajantes que passavam pelas redondezas, além de irem buscar vítimas de avalanches que pudessem estar soterradas vivas na fria região da Pousada, o desfiladeiro do Grande São Bernardo. Apesar de serem realmente cães de salvamento, nunca levaram amarrado ao pescoço o barrilzinho com álcool frequentemente visto em ilustrações e desenhos animados. O mais conhecido desses cães chamava-se Barry, dono da fama de ter salvo mais de 40 pessoas em toda a sua vida. Ele ainda pode ser visto, empalhado, no Museu de História Natural de Berna.
  • Os cães machos urinam com muito mais frequência do que as cadelas. Isso porque a urina também age, em parte, como marcador de seu território.
  • Na hora da refeição, o cão é mais receptível a ensinamentos. Um filhote aprende mais rápido seu nome quando você o chama para se alimentar.
  • A menor raça de cão é o Chihuahua cujo peso reconhecido se encontra entre 90 gramas até 2,75 kg.
  • As raças mais altas de cães são o Grand Danois, o Wolfhound Irlandês, o São Bernardo, o Mastim Inglês, o Borzoi e o Karabash da Anatólia (cão pastor turco). Todas essas raças podem chegar a 90 cm de altura. 
Nota:Texto adaptado de http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7029 e de http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=69142.0

E-X-A-U-S-T-O!

29.1.12
Que dia chato! 
Não gosto nada de ter de passar o dia sem fazer nada. 
Acham normal não ter nada que fazer? 
Há uns dias atrás a dona trouxe-me um brinquedo novo, que tem um guizo. Joana, já te disse que não me interesso por nada dessas coisinhas todas catitas. Quero miminhos teus, o meu peluche e a minha mantinha no sofá.
Bem, continuando, hoje fui passear com o R de manhã e agora ao final da tarde, fomos dar uma corridinha sem trela à volta do Estádio, fora isso, estive a ver uns filmes da treta que passavam na tv e passei pelas brasinhas...

 
Detesto quando a Joana está de férias do trabalho, mas tem de estudar. Que tempo sobra para mim?! Olhei para ela tantas vezes!! Fiz olhinhos mansos. Tentei que ela percebesse que eu queria que ela brincasse comigo. 
Estou exausto de tanto a tentar chamar à atenção! E-X-A-U-S-T-O!
Depois queixa-se que faço xixi no tapete do WC,da sala, em cima dos chinelos do R, que calco de propósito o recipiente da água . Oops, eu não disse nada!
                                                                                                   Até à próxima,


"Não existem cães maus, apenas maus donos!"

28.1.12
"Não existem cães maus, apenas maus donos!" Já ouvi esta expressão por diversas vezes. Existe uma tendência nata tanto para minorar a culpa dos donos face às atitudes dos seus cães, como para minorar a culpa dos cães perante uma situação não muito agradável.

O que a, pouca, experiência me diz é que não devemos facilitar ou desculpar com o "É só hoje!", porque, afinal de contas, são as rotinas que educam o nosso animal, e se lhe abrirmos excepção hoje, amanhã ele sentir-se-à desorientado.

Não quer o seu cão no sofá?
Não quer que ele suba para a cama?
Não quer que ele pedinche comida quando  está a comer?
Não quer que ele entre no WC?

Então, trate logo de lhe dizer NÃO à primeira tentativa.
A amizade com o seu cão deve ser cultivada desde o primeiro dia, de forma a que haja aproximação do dono e do animal. Não lhe bata, não lhe grite. O seu cão tem a mesma imagem de si, como um bebé a olhar para si, por isso olhe-o nos olhos fale com voz firme os comandos que você quer que ele respeite (estudo publicado na Current Biology).

Eduque-o, não o faça mostrar o que de pior há nele. Se criar nele a sensação de desconforto, ele não só o obedecerá para terminar a tarefa, que lhe pediu, em menor tempo; como se estiver confortável não a fará em tantas vezes quantas seria de esperar.O objectivo é ele mostrar a sua personalidade e moldar-se às regras da "matilha".

Se acha que o seu cão está demasiado desobediente pelas excepções que lhe deu (Your fault! Shame on you!) , ou até mesmo pelo temperamento do animal,e sente-se incapaz de conseguir lidar com essa situação, por favor consulte alguém que realmente entenda do assunto e o ajude a re-educar o pequeno monstrinho que criou. Jamais o abandone. Lembre-se que é preciso ter muito amor e muita paciência com o nosso amigo de 4 patas.
Reconheça algumas das atitudes na imagem.

Fonte: http://www.dogdogs.net/




Assalto ao dentastix

video
video 

Quando nos apanha um pouco distraídos, lá vai ele à caixinha das suas coisas tentar surripiar algum "docinho".
Enquanto se levanta, olha para nós como que a dizer: "Olha para mim a preparar-me para comer guloseimas, olha, olha!".



Linguagem Corporal de Medo Do Seu Cão

27.1.12
Com simples gestos estes amigos são contentados e com simples gestos eles se fazem entender.


Simples Gestos.

Ao Sol

Hoje foi um dia de sol, caloroso e completamente antagónico ao dia de ontem. Ele adora estar no quentinho e tão meladinho. 
Apanhei-o num novo canto, bem instalado ao sol e de barriguinha cheia.
Ei-lo, aqui!



Party Catz Dogz




"Aqui estou eu a divulgar e a ajudar uma boa causa.
Dia 11.02.2012 o grupo de ajuda animal DOVSKA’PETS convida todos os amigos dos animais a se juntarem a nós numa festa solidária a favor dos nossos melhores amigos – OS ANIMAIS!!
Venham ter connosco a partir das 23h30 ao BBC (Belém Bar Café).
80′s and 90′s Rock Sounds…..
Venha ajudá-los….e divirta-se na Party catz dogz
Teremos várias surpresas à vossa espera….
Grupo Dovska’pets
NOTA: Faça parte da nossa guestlist e assim não terá que ficar nas filas. Tem entrada prioritária!
Envie email até dia 09 Fev 2012 para: geraldovskapets@gmail.com com assunto “GuestList PARTY catz n´dogz” e o seu nome e dos seus amigos."
 Fonte: A Dona de Casa Perfeita

As mudanças na vida do Lucas

26.1.12
As pequenas transformações que o Lucas teve desde que veio cá para casa morar. Já foi à tosquia,  ganhou um peluche (que faz de almofada), faz as delícias dos vizinhos e da família, ganhou um amigo - o Tico.
Um pequeno labrador, que de pequeno nada tem!, mas é bebé comparado aos 8 anos do Lucas. O Tico é o membro mais "bebé" da família.


A chegada do menino

O menino veio para casa. Conheceu a sua nova casa. O seu ninho. A sua manta. Os seus brinquedos.
Levamo-lo a tomar banho, veio tão cheiroso e com pêlo de leão.

As meninas da petshop colocaram-lhe uns ganchos para segurar a franja enorme que ele tinha.

Amor à primeira vista

A companhia de um cão foi uma ideia que sempre ansiei. Não sabia é que o Lucas estava mesmo aqui debaixo do meu nariz.
Procurei ninhadas de caniche, de yorkshire e de shih tzu. Achei que dar tanto dinheiro por um cão era um erro de morte.
Comecei a procurar abandonados/perdidos, e quando estava quase a desistir encontrei o Lucas no fórum da arca de nóe.
É este! É mesmo este! Mandei e-mail, esperei ansiosamente que a família de acolhimento me respondesse. Confesso que entrava no e-mail imensas vezes só para ver se tinha alguma resposta.

Até que recebi um e-mail: "O Lucas tem catarata apenas em 1 dos olhos, no outro nao tem nada. Foi visto pela veterinaria no dia em que veio para FAt e estava tudo bem.
Ele faz la fora os xixis mas temos q ir levando a horas certas. Por exemplo de manha se eu vou 1º fazer coisas a cozinha e nao o levo logo ele faz-me um xixi mas se for a 1ª coisa q faço qd chego junto dele ele faz la fora. Tb acontece por exemplo qd eu chego mto mais tarde q o habitual. ele nao pede mas nota-se q fica agitado a andar de um lado pro outro qd quer fazer as necessidades.
É um poço de mimo e por ele so esta bem ao colo ou com a nossa mao em cima dele... se esta junto a mim e eu nao lhe ligo mete as patas e vem ladrar ate eu lhe dar atenção.
Não da para o levar solto na rua pq é um desmiolado e so pensa em fugir e tb nao se dá com coleiras normais, so vai bem se for peitoral pq senao ta sempre a puxar e a engasgar-se.
gosta mto das mantinhas dele e é uma verdadeira sombra sempre atras de mim. Come ração mas so o faz qd eu chego e tem companhia.
não gosta nada do secador e so lhe dei o 1º banho em casa pq depois dei o 2º na petshop. nao acha mta piada a escova mas eu ate o entendo pq o pêlo dele parece carapinha de tao encaracolado q é.
da beijinhos qd pego nele ao colo."
Era mesmo ele! Só podia ser ele! Após combinarmos uma visita e combinarmos uma entrega com a respectiva assinatura de termo de responsabilidade, o menino veio para casa!