Top Social

Os Border Collies são, de facto, os mais inteligentes?

28.1.13
Patas&Focinhos Fotografia
Cães| Quer iniciar uma discussão? Diga ao dono de um Galgo Afegão que o seu cão é burro como uma porta. E, no entanto, essa foi a conclusão do livro, campeão de vendas, The Intelligence of Dogs, de Stanley Coren, que classificou a maioria das raças segundo o seu desempenho em testes e em múltiplas provas desportivas.

No topo da tabela? O Border Collie, um cão considerado tão rápido a aprender e a executar tarefas, que os mais inteligentes seriam, provavelmente, capazes de lhe preencher os impressos do IRS.

No fim da tabela. Bem...você sabe: membros alongados, casaco sedoso e movimentos poéticos. O Galgo Afegão. Mas será o equivalente canino da "loira burra"? Depende da perspectiva.

Tal como muitos dos cães pastores e de competição do topo da lista, o Border Collie foi educado para trabalhar com um parceiro humano, mantendo um contacto permanente e obedecendo a ordens de uma forma instantânea. Em consequência, temos um cão que aprende depressa, em parte devido ao facto de estar constantemente a receber dicas por parte dos humanos em seu redor. 

Contudo, as raças mais desenvolvidas para executar tarefas distintas, e algumas requerem um trabalho independente.  Por exemplo, o Galgo Afegão foi treinado para perseguir presas em campo aberto. As capacidades da raça nesta área são incontestáveis. Trata-se de uma incumbência que exige que o animal corra a uma velocidade muito superior à do seu parceiro humano, sendo obrigado a tomar decisões autonomamente. O Galgo Afegão tem todas as ferramentas necessárias para executar o trabalho, mas já não é responsável pelo facto da tarefa para que foi treinado o deixar a dizer "Hã?" quando insiste em ensinar-lhe uma rotina de treino complicada.

Temos de reconhecer que, no que toca a descobrir soluções, a aprender novos comportamentos e a cumprir uma tarefa com uma autonomia notável, nenhuma raça consegue superar o Border Collie. Mas pense duas vezes antes de criticar um Galgo Afegão: ele cumpre muito bem o seu papel, e com muito estilo. E isso é algo que todos nós deveríamos almejar.
Post Comment
Enviar um comentário