Top Social

Às compras com o seu melhor amigo

19.4.13
Cães| Sair com o seu melhor amigo não precisa limitar-se aos passeios de quarteirão. Não, a diversão não devia parar por aí. Devíamos poder passar o dia com o nosso cão no maior número possível de casas. A realidade em Portugal é bem diferente da realidade da maioria dos países europeus. Por exemplo, na França, existem eventos, parques, lojas, restaurantes e bares sempre disponíveis para acolher a visita de um companheiro de quatro patas. Alguns, inclusivé, oferecem um cocktail H2O ao seu companheiro.

Na maioria das lojas da sua freguesia, se pedir com jeitinho, deixarão que você entre com o seu animal de estimação. Desde que sejam bem comportados, é claro! Mas, e se você quiser ir até a uma Zara ou a uma Promod ou a uma H&M? Saiba que toda e qualquer loja pet friendly inserida num centro comercial que não permita a entrada de cães - todos em Portugal - rege-se pelas normas do centro, salvo excepções. Apenas como lojas de rua têm autonomia para fazerem valer as suas políticas.

Grupo Inditex (Zara Home, Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Uterque)
Ao contrário do que se passa em Espanha, onde todos os animais são bem-vindos pela sua própria pata em lojas de rua, em Portugal não é permitida a entrada de animais, nem em lojas de rua, nem em lojas inseridas em centros comerciais. 
O que não deixa de ser estranho já que a Inditex tem uma política pet friendly, segundo o site da Inditex, a mesma não proíbe a entrada de animais de estimação nas suas lojas, independentemente do tamanho desde que cumpram com as normas vigentes - equipados com trela e açaime, no caso dos Potencialmente Perigosos. 
Em resposta ao Mundo do Lucas, o Grupo Inditex respondeu que "nas nossas lojas, em Portugal, não é permitida a entrada de animais". Contudo, de fonte segura, podemos afirmar que a loja da Zara no Chiado permite a entrada, como podem ver na fotografia.

Maria Pug na Zara Chiado
Fotografia cedida por Catarina Luz
Promod
A marca francesa com número crescente de lojas em Portugal tem uma opinião vincada quanto ao assunto. Preserva a higiene e o respeito pelos outros clientes não detentores de cães. Uma visão bastante arcaica para uma marca oriunda de um dos países europeus com maior número de locais pet friendly.

H&M
A marca H&M para grande gáudio dos donos de cães permite a entrada nas suas lojas, desde que sejam de pequeno porte. É uma política adoptada em todos os países, onde a marca se encontre estabelecida.
Se a entrada lhes for vedada, saibam que "devem falar com o responsável de loja e assegurar-se de que este sabe a política pet friendly adoptada pela H&M", conforme informa o responsável pelos escritórios da H&M Portugal.

Conselhos:
A faculdade de nos fazermos acompanhar dos nossos bichinhos é uma das melhores ofertas que um estabelecimento nos pode oferecer. Contudo, há que zelar pela segurança e conforto dos nossos meninos. 
  • Fazer-se acompanhar pelo seu cão em épocas de saldos ou outras iniciativas que reúnam muitas pessoas no local, pode ser uma experiência pouco agradável para si, para o seu cão e para os outros clientes.
  • Se entra num estaminé com o seu cão, pense que se os cães que lá entrarem forem bem comportados, maiores serão as possibilidades de outros estabelecimentos passem a permitir a entrada de cães.
Conhece mais lugares pet friendly? Partilhe connosco!
1 comentário on "Às compras com o seu melhor amigo"
  1. O amoreiras shopping center , quando foi inaugurado, e até há uns anos atrás, era um centro comercial pet friendly, onde os cães (pequeno , médio ou grande porto ) podiam entrar e acompanhar os donos, e isto acontecia até há uns anos atrás. É confirmar se a boa política se mantém

    ResponderEliminar