Top Social

9 formas do cão promover a saúde mental do dono

15.5.13
Patas&Focinhos Fotografia
Saúde| Quantas vezes nos sentimos num dia não e lá vem um quatro patas encher-nos de mimos? Quando mal me consigo levantar do sofá, me sinto cansada ou sem forças, os meus cães vêm em meu socorro. Mimos em dobro!! Um lambe-me a mão, outro tenta dar turrinhas. À maneira deles conseguem motivar-me a levantar, vestir e sair porta fora para caminhar ou apenas para brincar com eles. Eles conseguem sempre um sorriso meu, não importa o quão triste ou desmotivada eu esteja.

Não estou sozinha. Acontece que todos os animais, e não apenas os de terapia, podem ajudar a sua mente, corpo e espírito. Ora, aqui vão nove razões:

1. Eles levam-no a passear
O sol dá-lhe uma dose extra de vitamina D. Juntando o sol com ar fresco, o seu humor sentir-se à um bocadinho mais positivo. A vitamina D ajuda a prevenir as famosas depressões, cancro, obesidade e ataques cardíacos. Além disso, quando você sair com o seu animal de estimação, estará a interagir com a Natureza. Tente tirar um momento para escutar as árvores, sentir o vento a bater no seu rosto e o sol a iluminar a sua pele. Os sons da Natureza podem ser extremamente calmantes. 

As idas à rua são oportunidades de socialização para si e para o seu cão. O seu cão abrirá o caminho para que você quebre o gelo e faça novas amizades. Combinar com outros donos passeios em conjunto ou apenas uns momentos de brincadeira com outros peludos. O seu cão pode ser a oportunidade de conhecer a sua alma gémea (como nos filmes) ou a vizinhança. 

2. Eles não param
Passear o seu cão e fazer actividades ao ar livre, como o lançamento do frisbee, dar-lhe-ão um impulso de energia e permitir-lhe-à abstrair-se de todos os seus conflitos mentais. O seu cão fará de si uma pessoa mais saudável fisicamente, fortalecendo os seus músculos e ossos, e mentalmente, a auto-estima elevar-se-à.

Os estudos têm demonstrado que os donos de animais - adultos ou crianças- têm a pressão arterial mais baixa, bem como uma diminuição do colesterol e triglicerídeos, nos donos de cães mais activos fisicamente. Nos donos, também, têm sido observados uma melhor circulação sanguínea e um menor risco de sofrer graves problemas cardíacos. Corpo são, mente sã!

3. Eles contribuem para que seja imune a alergias, asma e afins
Para muitos, pode parecer um paradoxo, mas as crianças que crescem em lares com patudos estão menos propensos a desenvolver alergias comuns. Os estudos sugerem que ficar perto de um cão que passa parte do seu dia ao ar livre fortaleceria o sistema imunológico de uma criança, no seu primeiro ano de vida.

Assim, as crianças que convivem com cães têm menos probabilidades de apresentar alguns tipos de infecções nos ouvidos ou problemas respiratórios do que aquelas que não têm animais de estimação. Os gatos também ofereceriam esta protecção aos bebés, contudo o efeito seria menor quando comparado aos cães. As alergias podem levar as pessoas a tornarem-se letárgicas, apáticas, sofrerem de insónias - comportamentos que os torna mais vulneráveis ​​a problemas de saúde mental, como a depressão.

4. Mimar reduz o stress
O movimento rítmico de acariciar pode ser reconfortante para o seu cão ou gato e para si! Concentre-se nos movimentos repetidos, na pele macia, nas respirações profundas. Quando você se "conecta" ao seu animal, a oxitocina - hormona relacionada com o stress e o alívio da ansiedade- é lançada, ajudando a reduzir a pressão arterial e os níveis de cortisol baixam.

5. Abstração da realidade
Estar com o seu cão é estar envolvido com ele, isto é, os seus pensamentos/problemas que tão o afligem são esquecidos por momentos. Quando vocês está com ele, é só isso. Você e ele. Uma óptima oportunidade de tirar fotografias ou fazer vídeos com as palhaçadas peludas.

Com a rotina diária, esquecemo-nos de nos divertir, por isso pegue no seu 4 patas, vá correr, brincar, saltar e seja feliz!

6.Diminuição da solidão
Se você não gosta de estar sozinho, os animais de estimação podem ser grandes companheiros. Muitas vezes um animal de estimação, age por intuição e vai procurar o dono, que se sente num dia não, recusando-se a permitir-lhe ficar sozinho. Certifique-se que pode cuidar de um cão tal como ele merece antes de o levar para casa. Lembre-se que um animal não deve ser usado para preencher um vazio temporário e depois ser posto de lado. Um cão ou um gato é um compromisso para a vida, como se de uma relação mãe/pai e filho se tratasse.

7. Melhores psicólogos
Com o seu animal de estimação, você pode conversar sobre tudo - o seu dia, os seus sonhos, os seus planos. Com ele, você pode falar até os seus segredos mais íntimos sem receios que alguém fique a saber. Um cão ou uma pessoa são perfeitos para serem a pessoa fictícia com quem você pode treinar um diálogo.

Como curiosidade, eu, treino imensas vezes as minhas sabatinas com o Lucas. Falo com ele como se estivesse a debitar matéria a um professor. E, ele nunca me mandou às favas. 

8. Amor incondicional
Quando você chega a casa, não fica super contente por ver um patudo à sua espera? A cauda a abanar, a língua de fora, a boca que parece esboçar um sorriso. Pequenos grunidos ou purrss. O seu 4 patas não se importa se o trabalho correu mal ou a sua vida escolar não vai da melhor forma, ele apenas o ama. Ele fica imensamente feliz só por vê-lo. Só quer estar perto de si para o mimar e ser mimado.

9. Uma motivação, um propósito
Se se sentir invadido por pensamentos negativos, o seu animal de estimação pode dar-lhe o alento que a sia vida necessita. Ao cuidar do seu animal de estimação, você estará concentrado em algo diferente da sua própria vida, de si mesmo. 

Quando o seu cão coloca a pata dele na sua mão,sem que esteja à espera, você sorri? Quando ele se deita de costas e rebola só para chamar a sua atenção? Claramente que você sorri! Ao você sorrir estará a contribuir para um aumento de serotonina e dopamina, importantes neurotransmissores que ajudam a regular o humor, o sono, apetite e ainda enxaqueca.

Precisa de mais razões para se divertir com o seu canino ou felino? Pegue numa bola, no seu bichinho e vão passar momentos prazerosos juntos. Se não tem um animal de estimação, lembre-se que pode ser voluntário numa associação e fazer feliz um ou vários patudos. Existem muitos animais que podem beneficiar do seu amor, você sentirá os benefícios e eles também.
Acha que faltam mais benefícios? Adicione nos comentários!

Gostou deste artigo? Então siga-nos na nossa página de facebook ou subscreva a nossa newsletter para ser o primeiro a receber o artigo do dia.

Post Comment
Enviar um comentário